A castanha é uma fruta sazonal, cuja época da colheita se verifica entre outubro e dezembro. No entanto, atualmente é possível encontrar no mercado durante todo o ano, descascada e congelada.
É um alimento versátil, pode ser consumida cozida, assada, em puré, em base para sopas ou molhos e em sobremesas, compotas e bolos. Podes substituir o arroz e a batata nas refeições principais por castanhas e fazer, por exemplo: peru recheado com cogumelos, espinafres e castanhas no forno e encontras assim uma refeição completa e muito saborosa; ou fazeres um puré de castanhas para acompanhares uns legumes salteados com peito de frango assado ou estufado. Nos lanches podes usar a castanha de várias formas também: podes usar como farinha e fazer panquecas, bolos de caneca, papas ou usares em fruto e acompanhares com uma boa fonte de proteína (iogurte) e gordura (frutos secos).
A castanha é mesmo muito versátil, basta puxar pela imaginação e conseguimos fazer infinitas combinações nutritivas e deliciosas!
A composição nutricional da castanha, como podes ver abaixo, varia conforme a sua confecção:
Características nutricionais da castanha:
- Elevado teor em hidratos de carbono complexos;
- Fonte de fibra;
- Rica em água;
- Baixo teor em gordura;
- Rica em vitaminas, nomeadamente a vitamina C, e minerais, como potássio, fósforo e magnésio;
- Bom teor de polifenóis.
Para saberes mais, vem ter com a nossa equipa, Método de Nutrição com Diana Dinis!
FONTE:
https://www.apn.org.pt/documentos/Guias_APN/Guia_Castanha_a_Lupa.pdf