Os hidratos de carbono são os macronutrientes cuja principal função é fornecer energia ao organismo. Uma grama de hidratos de carbono, fornecem ao nosso organismo 4kCal. As principais fontes alimentares de hidratos de carbono presentes na nossa alimentação são o pão, o trigo, o arroz, a massa, a batata e as leguminosas.
Começando já por te esclarecer, nós precisamos de consumir hidratos de carbono! O nosso organismo é composto por milhões de células e existem muitas delas que se alimentam exclusivamente de hidratos de carbono (por exemplo as células do cérebro e os glóbulos vermelhos). O nosso organismo consegue produzir o açúcar (hidrato de carbono simples) que precisas através de outros macronutrientes que não os hidratos, no entanto do ponto de vista metabólico, há vários riscos associados a essa produção. As recomendações internacionais atuais, dizem-te que pelo menos 50% das calorias ingeridas durante o dia devem ser provenientes dos hidratos de carbono.
Existem dois tipos principais de hidratos de carbono: os simples e os complexos.
Hidratos de carbono simples
- Fruta, laticínios e mel, bolos de pastelaria, gomas e doces, chocolates, …
Hidratos de carbono complexos
- Hortícolas, tubérculos, cereais e derivados como, por exemplo, o pão e a massa, cereais integrais, …
Os hidratos de carbono, por si só, não te engordam. Aliás, nenhum alimento, por si só, engorda. Deves consumir os HC na proporção certa, como deves ingerir as proteínas e gorduras, tudo na quantidade adequada a cada pessoa!
Os hidratos de carbono são infelizmente vistos como os vilões, pois as células armazenam água sempre que armazenam açúcar. Retirando ou diminuindo os hidratos de carbono da tua alimentação, inicialmente há uma maior perda de peso, pois há uma maior perda de água. O que na verdade achas que é uma perda de gordura, é na realidade uma perda de água, pelo que não ficas mais magra! Apenas quando há um consumo de hidratos de carbono excessivo é que estes serão armazenados sob a forma gordura, contribuindo assim para o aumento de gordura corporal. Mas atenção, tudo em excesso aumenta a gordura, sejam hidratos de carbono, proteínas ou gorduras.
Em suma, o problema não está ingestão de hidratos de carbono, mas sim na qualidade dos mesmos e na sua ingestão excessiva.
Para saberes mais, vem ter com a nossa equipa, Método de Nutrição com Diana Dinis!