Acreditas que as refeições mais calóricas e menos interessantes do ponto de vista nutricional não devem fazer parte da tua alimentação? Hoje vamos explicar-te o porquê de fazerem sentido estas refeições 🤩.
Nesta altura que atravessamos, onde a saúde e o bem-estar são prioridades cada vez mais importantes, é fácil de cair na armadilha de acreditar que todas as refeições devem ser perfeitas do ponto de vista nutricional, ricas em nutrientes e baixas em calorias. No entanto, a realidade é que uma alimentação equilibrada não significa necessariamente excluir completamente alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Na verdade, estas refeições também têm o seu lugar numa alimentação saudável e equilibrada.
A moderação é fundamental quando se trata de incluir alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Em vez de os rotulares como “proibidos”, é mais útil vê-los como algo pontual e prazeroso da tua alimentação equilibrada. Negares completamente estes alimentos pode levar a extrema vontade e compulsões alimentares, o que pode ser prejudicial a longo prazo.
Fica com 4 estratégias para incluirmos a tuas refeições pontuais na tua semana alimentar:
- Consciência Alimentar: Está presente na tua refeição! Ou seja, saboreia, aproveita cada garfada e presta atenção aos sinais de saciedade.
- Planeia: Planeia as tuas refeições pontuais consoante por exemplo os eventos ou jantares com amigos que vais ter. Faz esse planeamento com antecedência e desfruta das refeições.
- Equilibra com refeições nutritivas: Equilibra refeições mais calóricas com opções mais nutritivas ao longo do dia. Certifique que incluis nas tuas refeições intermédias todos os macronutrientes, de forma que fique saciada.
- Mantém a moderação: A moderação é a chave para incluir refeições mais calóricas na tua alimentação. Desfruta dessas refeições de forma consciente e equilibrada.
⬇️ Diz-nos nos comentários qual a tua refeição pontual favorita