As castanhas são um fruto amiláceo, rico em hidratos de carbono complexos, que, por serem digeridos mais lentamente, fornecem energia de forma gradual.
Distinguem-se da fruta fresca por conterem menos água e mais amido, e dos frutos gordos por apresentarem menos gordura.
Características nutricionais da castanha:
- Fonte considerável de vitaminas (vitaminas do completo B, vitamina C e folatos) e minerais (como fósforo, potássio e magnésio).
- Contêm polifenóis com ação antioxidante
- Baixo teor em gordura
Pela sua riqueza em hidratos de carbono complexos e fibra, a castanha torna-se um alimento com vários benefícios para a saúde, nomeadamente:
- Ajudar a manter a saciedade por mais tempo
- Contribuir para a regulação do trânsito intestinal
- Contribuir para o controlo da absorção dos açúcares no sangue
Contudo, por terem bastante fibra, podem causar algum desconforto abdominal (como gases ou inchaço) em pessoas mais sensíveis, principalmente se forem consumidas em excesso.
Versatilidade
Podem ser consumidas como snack ou incluídas numa refeição principal, em substituição do alimento fonte de hidrato de carbono. Podem também ser incluídas como sobremesa, tendo em conta o ajuste dos hidratos de carbono no prato principal.
Na prática…

100g de arroz cozinhado
125kcal
28g Hidrato de carbono


60g Castanhas assadas/cozidas
~ 119kcal
~ 24,5g Hidratos de carbono



50g Pão integral
116kcal
19,95g Hidratos de carbono
50g Castanhas assadas/cozidas
~ 100kcal
~ 21g Hidratos de carbono
👉 A referência da equivalência alimentar das castanhas está em gramas pela diversidade de tamanhos que existe. De forma genérica, podemos considerar que uma castanha equivale aproximadamente a 8,7g.
As castanhas são uma excelente opção sazonal para variar os hidratos de carbono no prato. Nutritivas, saciantes e naturalmente sem glúten são uma forma deliciosa de aquecer os dias de outono.
Fiquem atentos à receita de amanhã 😊