Qual é o peixe mais típico da mesa dos portugueses no mês de Dezembro? Esta é fácil: é o bacalhau, certo? 😁
O bacalhau é o rei da mesa de Natal em muitas casas portuguesas, e há tantas formas deliciosas de o preparar. Mas será que todas as receitas tradicionais têm o mesmo impacto nutricional?
Vamos descobrir:
| Bacalhau com todos | Bacalhau com natas |
| Ingredientes: Bacalhau, batata, Couve portuguesa, ovo cozido, sal e azeite Confeção: Cozido | Ingredientes: Bacalhau cozido, batatas fritas, cebola e alho salteados, natas, azeite, leite, queijo ralado (opcional), sal e noz-moscada. Confeção: Cozido, frito e assado |
| Bacalhau com broa | Bacalhau à Zé do Pipo |
| Ingredientes: Bacalhau cozido, batatas assadas, grelos ou espinafres salteados, broa de milho, cebola, alho, azeite, ervas aromáticas, sal e noz-moscada. Confeção: Assado e salteado | Ingredientes: Bacalhau, batatas, leite, manteiga, cebola, alho, maionese, noz moscada, sal e pimenta.Confeção: Cozido e assado. |
Como podemos observar, praticamente todas as receitas envolvem os mesmos ingredientes: bacalhau, batata e legumes. Visto assim, não existe grande diferença. Ela surge quando analisamos a forma de confecção. Pratos com adição de gordura (ex.: azeite, natas, molhos) ou que envolvam fritura, são classicamente mais calóricos.
O Bacalhau com natas apresenta maior impacto calórico devido às natas e à fritura das batatas. Geralmente, é um prato preparado em porções maiores, o que pode significar mais quantidade de batata e menos de bacalhau, elevando ainda mais as calorias. Para quem procura este prato, deixamos como sugestões:
➡️ Usar natas light em alternativa às tradicionais;
➡️ Substituir metade ou a totalidade da batata frita por batata assada na air frayer ou forno;
➡️ Incluir legumes para aumentar fibra e saciedade.
O Bacalhau à Zé do Pipo, tal como o bacalhau com natas, também apresenta um impacto calórico mais elevado devido à adição de gordura, neste caso a maionese e a manteiga do puré de batata. Dependendo da receita, pode ainda incluir quantidades generosas de azeite, o que aumenta significativamente as calorias totais. Ainda assim, é possível torná-lo mais equilibrado ao usares uma maionese mais leve e reduzires a quantidade de gordura do puré.
Já o Bacalhau com broa, pode ser uma opção super equilibrada se for preparada com algum cuidado. Se adicionares pouca quantidade de azeite na confeção e equilibrares a quantidade de broa e batata, consegues ter uma refeição bastante equilibrada para a ocasião.
Para muitos, o prato de eleição continua a ser o Bacalhau com todos e certamente, do ponto de vista nutricional, é a melhor escolha. Mantemos o tradicional e usufruímos de um prato leve, com todo o sabor. Mas atenção… 👀
Não te podes esquecer de moderar a quantidade de azeite no momento do tempero: se regas com uma boa dose de azeite, podes ter um prato tão calórico como o bacalhau com natas.
E é aqui que entra o equilíbrio! Quando sabes o que está no teu prato, consegues aproveitar o Natal com mais tranquilidade, fazendo pequenas escolhas que mantêm o sabor da tradição sem exageros.