Sabias que apesar da crescente disponibilidade alimentar, ainda existem milhões de pessoas a passar fome diariamente? E que paralelamente, existem locais no mundo onde os níveis crescentes de obesidade e o desperdício de alimentos são o espelho da realidade?
Vamos celebrar este dia dando uma oportunidade à reflexão.
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, é promovido pela FAO – a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – com o objetivo de sensibilizar a população para questões como a fome, a desnutrição, a segurança alimentar e a importância de escolhas alimentares mais sustentáveis.
Este ano, sob o lema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, somos convidados a refletir sobre o nosso papel na transformação dos sistemas alimentares, para que sejam mais saudáveis, justos e sustentáveis – para todos e para o planeta.
O que podemos fazer na prática?
A mudança começa em casa, no prato e nas escolhas que fazemos diariamente. Pequenas ações individuais têm um impacto coletivo e a FAO partilhou algumas sugestões que todos podemos pôr em prática:
🍽️ Adotar uma alimentação mais saudável
Optar por uma alimentação equilibrada e variada é uma das formas mais eficazes de promover a nossa saúde e prevenir doenças. Podemos aplicar esta estratégia através da escolha de alimentos mais frescos e minimamente processados e através da leitura dos rótulos.
🗑️ Reduzir o desperdício alimentar
É um ato de respeito pelos recursos naturais, pelo trabalho dos produtores e pelo próprio alimento. Dicas práticas:
- Fazer o planeamento alimentar das refeições
- Aproveitar as sobras com criatividade (ex: sopas, salteados, etc.)
- Se possível, fazer compostagem da matéria orgânica
🥕 Preferir alimentos locais, sazonais e mais sustentáveis
Ao escolher produtos da época e de origem local, estamos a apoiar a economia da região, a reduzir a pegada ambiental do transporte e a valorizar os alimentos mais nutritivos e adaptados ao nosso clima. Sugestões:
- Comprar em mercados locais
- Incluir mais leguminosas, cereais integrais e hortícolas nas refeições (requerem menos água para serem produzidos e podem aumentar a fertilidade dos solos)
🌱 Proteger o solo, a água e a biodiversidade
Entre várias práticas, podemos contribuir para esta medida ao:
- Consumir com moderação produtos que exigem mais recursos (como carne bovina)
- Experimentar novos alimentos e incluir mais de origem vegetal
🥗 Praticar a segurança alimentar
Adotar medidas simples, como higienizar as mãos antes de manusear qualquer alimento, fazer um armazenamento adequado dos alimentos, cozinhá-los cuidadosamente.
💬 Em resumo: o poder está nas nossas mãos. Cada refeição é uma oportunidade para fazer a diferença – por nós, pelos outros e pelo planeta. 🌎