Sabes qual é o seu objetivo?
👉Hoje vamos dizer-te como fazê-lo e qual a sua finalidade!
O diário alimentar é uma ferramenta imprescindível para quem quer conhecer os seus hábitos alimentares!
▶️Avalia os teus hábitos alimentares
Vai ajudar a identificar momentos do dia em que há maior propensão de saltar refeições, e até detetar padrões de fome emocional. Ao haver perceção dessa informação é mais fácil delinear estratégias para corrigir os hábitos alimentares.
▶️ Ajuda a estares mais comprometida
Ao registares tudo o que comes e bebes ao longo do dia, ganhas maior consciência de ter petiscado umas bolachas extra no meio da tarde ou um copo de vinho que acompanhaste no jantar. Essa tomada de consciência vai ajudar a estares mais comprometida com os teus objetivos de saúde e fazer menos exceções.
▶️ Mais controlo sobre as porções ingeridas
É importante registares o tamanho das porções, para conseguires controlar melhor a ingestão de calorias diárias. Para esse efeito podes pesar os alimentos numa fase inicial e depois ires criando as tuas medidas caseiras, por exemplo: 2 conchas de sopa de legumes, 1 prato de sobremesa de salada de alface e pepino temperada com 1 colher de chá de azeite, 1 chávena almoçadeira de massa cozida.
▶️ Identifica intolerâncias alimentares
Registares como te sentes fisicamente depois de comeres também é uma mais-valia pois há alimentos que podem levar a sintomas como dores de estômago, cólicas, obstipação e diarreia.
Como podes ver tem imensos benefícios fazeres este registo alimentar pois permite ao final de uma semana ou de um mês analisar o teu padrão alimentar, ajudando a perceber em conjunto com a nutricionista os pontos a melhorar e aquilo que podes manter. Para além de ajudar na identificação dos hábitos alimentares também permite perceber o estado emocional em que te encontras quando fazes as refeições, e caso exista algo a melhorar será mais fácil arranjar estratégias para lidar melhor com essas situações e criar uma melhor relação com a comida.
O diário alimentar ao contrário do que muitas pessoas pensam não é só para quem quer emagrecer, mas também é uma ferramenta muito interessante em pessoas que tenham como objetivo a reeducação alimentar, o aumento de massa muscular, o aumento de peso, entre outros.
Este registo pode ser feito através de fotografias, no telemóvel através de aplicações (por exemplo, App Fatsecret), num computador ou num caderno. Quando preenchido de forma correta o diário alimentar é muito útil para ti mesmo e para a nutricionista, para sugerir alterações e corrigir padrões alimentares que sejam mais adequados ao teu objetivo.
⬇️Diz-me nos comentários se já alguma vez fizeste este registo e como te sentes em fazê-lo