Se segues uma alimentação vegetariana ou vegana certamente já conheces o seitan!
É uma proteína vegetal muito utilizada, especialmente por ser tão semelhante à carne (em aspeto e textura) e por ser muito versátil.
👉 Características nutricionais do seitan:
✔️Boa quantidade de proteína (cerca de 22 gramas por 100 gramas)
✔️Teor de gordura reduzido
✔️Não contém gordura saturada nem colesterol
É feito a partir de uma mistura de água e farinha e por isso uma opção até para fazer em casa. Como podes fazer?
– Basta misturares a farinha de trigo com água, até obteres uma massa firme e em seguida cobrir a massa com água por algumas horas. Depois, retira-se a massa do “banho” e lavamo-la em água corrente enquanto a amassamos, de forma a descartar todo o amido. O resultado é uma massa densa, elástica e rica em proteínas. No final, é cozido em água, molho de soja, raiz de gengibre e alga kombu e está pronto a ser utilizado em diferentes receitas.
Tendo em conta o processo de fazer seitan podemos perceber que o ingrediente base é a farinha de trigo, e por isso, algumas pessoas devem ter especial cuidado nomeadamente:
➡️ Doentes celíacos
➡️ Pessoas com intolerância ao glúten
➡️ Pessoas com síndrome intestino irritável
É importante ressaltar que, embora seja rico em proteínas, o seitan não é uma proteína completa, ou seja, não contém todos os aminoácidos essenciais. Portanto, o seitan deve ser combinado com leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico) e cereais integrais para garantir uma ingestão adequada de aminoácidos.
⬇️ Diz-me nos comentários se já provaste seitan e o que achas desta alternativa vegetal?