O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, esta bebida tem origem nos grãos da planta Coffea Rubiaceae. Existem muitas espécies desta planta equatorial, contudo as mais exploradas comercialmente são: Coffea Arabica e Coffea Canephora.
Além do sabor, da temperatura reconfortante e do seu efeito estimulante, o café tem ainda uma componente social muito significativa, pois é muitas vezes um pretexto para estares com família ou amigos.
O consumo de café tem sido associado a um conjunto de potenciais benefícios para a saúde e bem-estar, contudo é importante que o seu consumo seja moderado e integrado num estilo de vida ativo.
Alguns benefícios associados ao consumo de café:
- Redução da fadiga;
- Aumento dos níveis de alerta e atenção;
- Melhoria do raciocínio e memória;
- Pode também proteger/prevenir contra doenças como o cancro do cólon, diabetes tipo 2, cirrose hepática, carcinoma hepatocelular e depressão.
O café parece também contribuir para a manutenção das funções cognitivas no envelhecimento, reduzindo o risco de doença de Alzheimer e Parkinson.
A European Food Safety Authority (EFSA), em 2015, refere que doses diárias até 400mg de cafeína por dia são seguras em adultos saudáveis, à exceção de mulheres grávidas. O valor total diário de 400mg inclui todas as fontes de cafeína (p.e. café, bebidas energéticas, refrigerantes, chocolate, chás,…).
Para saberes, vem ter com a nossa equipa, Método de Nutrição com Diana Dinis!
FONTE: