Também tens a ideia de que se comes menos, vais mais emagrecer mais depressa!? 🧐
A verdade é que acaba por ser uma ideia bastante comum na nossa sociedade e hoje vamos explicar o porquê de ser um mito!!
A seguir vamos enumerar as 3 principais consequências de diminuirmos as quantidades de alimentos consumidos diariamente:
- Diminuição do metabolismo – quando se reduz a ingestão calórica de forma mais drástica, o nosso corpo pode interpretar com uma situação de escassez e por consequência entra em “modo” de conservação de energia. Por fim, o processo de emagrecimento é mais lento.
- Fome e privação – a redução da quantidade ingerida pode levar a episódios de fome física, associados a sintomas como cansaço, náuseas, etc. E ainda, como acabas por não consumir os alimentos que mais gostas (mesmo de forma mais pontual), começas a sentir o sentimento de privação em relação à comida.
- Efeito Yo-Yo – dietas muito restritivas não são exequíveis a longo prazo. O que acaba por acontecer, é que emagreces durante o tempo em que estás em restrição, não ganhas novos hábitos alimentares e no final, quando retomares os teus hábitos vais novamente aumentar de peso.
Em vez de o foco no emagrecimento ser na diminuição do consumo alimentar, devemos sim, dar extrema importância, ao ganho de novos hábitos alimentares, conhecimento nutricional, mentalidade vencedora e ainda um plano alimentar personalizado a ti e ao teu objectivo!!
⬇️Diz-me nos comentários também te identificas