A pizza é um alimento com um elevado teor de hidratos de carbono e gordura e por isso torna-se num alimento com uma densidade calórica muito elevada. No entanto, existem alternativas para que continue a desfrutar desta receita sem comprometer o seu plano alimentar e que ao fazer em casa consegue facilmente controlar as quantidades de cada ingrediente.
Hoje deixamos uma alternativa à base da pizza em que a base é feita de atum e por isso com um elevado teor proteico. Os toppings são a gosto. No entanto, optar por legumes como os cogumelos, cebola, pimento, rúcula e tomate são uma excelente alternativa por serem ricos em fibra e pelo teor calórico muito reduzido. Relativamente ao queijo, aconselhamos a optar pela versão light para ter um menor teor de gordura na refeição.
Quem vai experimentar esta receita?
INGREDIENTES:
- 2 latas de atum em água
- 1 ovo + 1 clara
- 3 c. sopa de polpa de tomate
- Pimento vermelho
- Cogumelos
- 2 c. sopa de queijo ralado light
- Orégãos q.b
MODO DE PREPARAÇÃO:
1. Bate os ovos, junta o atum e mistura bem.
2. Coloca a mistura num tabuleiro de ir ao forno, forrado com uma folha de papel vegetal, e com a ajuda de um garfo forma a base da pizza.
3. Leva ao forno pré aquecido a 200 graus cerca de 10 minutos.
4. Retira do forno a base e começa a montar a pizza.
5. Coloca a polpa de tomate, os pimentos e os cogumelos e termina com queijo ralado light e orégãos.
6. Leva ao forno durante 15 minutos.
É importante referir que quando fizer sentido para si e se não for de forma regular pode optar por alimentos que não são tão ricos nutricionalmente, como é o caso da pizza. Estes alimentos, de forma pontual, também fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada!
Esta e outras receitas estão disponíveis nos ebooks de receitas dos nossos desafios e programas de emagrecimento. Se queres fazer uma reeducação alimentar e precisas de ajuda estás no sítio certo! Fala com a nossa equipa 🙂