A chia é uma semente rica em fibras, proteína (cerca de 20% da sua composição) e ácidos gordos ómega 3, conferindo assim propriedades anti-inflamatórias.
Devido ao seu teor em fibra solúvel e capacidade de absorver água, as sementes de chia vão formar uma goma, que confere um aspeto gelatinoso. Esta goma traz benefícios para o nosso intestino, pois ajuda a melhorar a qualidade e consistência das fezes.
São sementes bastante versáteis e podem ser usadas em diversas receitas.
Onde podes usar as sementes de chia?
- Pudim de chia (a regra são 4 a 5 partes de líquido para 1 parte de sementes)
- Panquecas, bolos ou bolachas
- Para substituir ovos nas receitas (1 colher de sopa de sementes de chia + 80ml de água = 1 ovo. Mistura a chia e a água num recipiente e passado 15 minutos a pasta formada pode ser usada)
Para quem tem manhãs corridas e não tem tempo para preparar o pequeno-almoço almoço, fazer um pudim de chia pode ser uma excelente opção.
INGREDIENTES:
- 2 c. sopa de sementes de chia
- 150 ml de bebida vegetal
- Toppings: 1 peça de fruta, iogurte natural e lascas de côco
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Coloca num copo a chia e a bebida vegetal.
- Mistura muito bem e leva ao frigorífico no mínimo 3 horas (ou deixa durante a noite)
- Faz duas camadas, uma com iogurte e outra com fruta
- Decora com lascas de côco
A preparação desta receita pode ser feita antecipadamente. Podes guardar no frigorífico num frasco de vidro durante 3 dias. Na altura de consumires basta juntar os toppings a gosto, como fruta fresca, frutos secos, pasta de frutos secos, granola ou uma compota sem adição de açúcar.
Esta e outras receitas estão disponíveis nos ebooks de receitas dos nossos desafios e programas de emagrecimento. Se queres fazer uma reeducação alimentar e precisas de ajuda estás no sítio certo! Fala com a nossa equipa 🙂