O queijo é um dos alimentos mais versáteis no mercado, podendo ser consumido desde o pequeno-almoço à ceia, como entrada ou sobremesa.
Mas nem todos os queijos são iguais e hoje vamos aprender quais são as melhores opções a introduzir em contexto de emagrecimento! 🧀
👉Na tabela abaixo encontramos de cima para baixo os queijos com maior teor de gordura saturada, como exemplo temos o queijo parmesão e o queijo da serra e na parte de baixo os que contêm menos teor de gordura, como o queijo fresco e o queijo quark.
⏩O valor energético do queijo é o resultado, principalmente, do seu elevado teor proteico e lipídico. Sendo que, os queijos produzidos com leite com maior teor de gordura, como o leite de ovelha, cabra e vaca gordo, têm maior valor lipídico e energético. Como exemplo, temos o queijo Roquefort (leite de ovelha), queijo de Évora (leite de ovelha), Chévre (leite de cabra), Emmental (leite de vaca).
⏩ Relativamente ao teor de lípidos, o queijo é constituído maioritariamente por ácidos gordos saturados e apresenta um teor de colesterol elevado, principalmente os queijos fabricados com leite com maior teor de gordura, como queijos curados e amanteigados.
⏩ Quanto ao teor proteico, o queijo é rico em proteínas de alto valor biológico e de fácil digestibilidade, ou seja, são facilmente absorvidas e fornecem todos os aminoácidos essenciais para o organismo construir e manter estruturas como os órgãos e tecidos.
⏩ O teor de hidratos de carbono no queijo é praticamente nulo porque o processamento a que é sujeito permite que tenha um conteúdo em lactose (hidrato de carbono presente no soro do leite) muito reduzido, já que é retirado o soro durante a sua produção. No caso do queijo creme, é adicionado o soro do leite como ingrediente, o que leva a que o teor de lactose seja incrementado. Assim, intolerantes à lactose terão de ter mais cuidado com este tipo de queijo.
⏩ O teor de sódio pode ser elevado no queijo devido à adição de sal durante o seu processo de produção. Este ingrediente funciona como conservante, pois evita a deterioração do queijo. Deste modo, pessoas com recomendação para a restrição de sal/sódio devem sempre verificar o teor deste ingrediente/nutriente no rótulo do queijo.
Concluindo:
🧀 O queijo é um alimento nutricionalmente rico. No entanto deve ser tido em conta que queijos com maior teor de gordura saturada devem ser consumidos de forma muito pontual! Deste modo, no dia a dia, é preferível o consumo de queijos magros ou com menor teor de gordura!
Assim a recomendação da nutri é na tua rotina alimentar incluíres como fonte de proteína o queijo fresco magro ou o queijo flamengo com -50% gordura 😉