Vamos dar a conhecer-te os principais erros que podem estar a dificultar o teu objetivo de perda de peso!
- Focar no peso da balança- esta não deve ser a única forma de avaliação da evolução, pois vai levar-te à frustração e desistência. É preciso avaliar a composição corporal como um todo (massa gorda e massa isenta de gordura).
- Praticar dietas restritivas e passar o dia sem comer 🍴- este tipo de dietas pode levar a vários problemas comportamentais e do próprio metabolismo. Procura melhorar a qualidade da tua alimentação e ter alimentos que gostes realmente de forma a conseguires manter este estilo de vida a longo prazo. O saltar refeições ou passar o dia a comer “qualquer coisa”, como uma sopa e uma peça de fruta ao almoço, não vai acabar em bom resultado. Vais chegar ao fim da tarde com mais fome, e por isso, a vontade por alimentos altamente calóricos, ricos em açúcar e em gordura vai aumentar, certo?
- Não beber água💦- algo tão simples e muitas vezes negligenciado. A água melhora a circulação, regula a temperatura corporal, facilita a absorção dos nutrientes e ajuda na saciedade.
- Fazer jejum– o jejum pode ser uma técnica interessante em alguns casos, no entanto deve ser realizado sempre com acompanhamento por um nutricionista, de forma planeada e organizada, e não apenas “parar de comer”.
- Restringir os hidratos de carbono- os hidratos de carbono exercem funções essenciais no nosso organismo, pois são a nossa principal fonte de energia diária, portanto não restrinjas por completo este nutriente nas tuas refeições.
- Abusar de produtos light, diet ou fit🍪- estas denominações não indicam que o produto alimentar é saudável e muito menos que tem baixa densidade calórica, portanto não devem ser consumidos à vontade. A leitura de rótulos é fundamental!
- Substituir alimentos por suplementos🌿- os suplementos são indicados quando a alimentação não é suficiente para suprir as necessidades energéticas diárias. Eles complementam a alimentação, e não a substituem.
- Usar medicamentos💊- não procures soluções mágicas. Além dos efeitos colaterais, os “medicamentos para emagrecer” não resolvem o problema. Se não houver mudanças no estilo de vida, quando parares a medicação ocorre novamente um ganho de peso.
- Não dormir bem😴- uma boa noite de sono é fundamental para todos os processos fisiológicos. A privação do sono ou poucas horas dormidas causa uma série de alterações no teu corpo, nomeadamente um maior apetite por alimentos menos nutritivos com mais açúcar/gordura.
- Ter o pensamento perdido por 100 perdido por 1000- ao fim de semana é mais propício sair da rotina certo? Não vamos deixar que dois dias sejam sinónimo de sair complementamente da rotina! Vamos escolher uma refeição para comer algo em mais quantidade ou menos qualidade! Apenas 1 refeição não terá impacto na nossa gordura corporal, faz parte do equilíbrio e de um estilo de vida saudável. Na refeição seguinte é retomar a rotina sem compensações 🙏
O processo deve ser gradual e com metas realistas! Não deves focar-te apenas no objetivo final mas em adquirir novos hábitos que sejam prazerosos para que de forma consistente e equilibrada consigas manter os resultados a longo prazo!
Queremos ajudar-te! Fala com a nossa equipa e entra no Programa Emagrece sem Dietas se te sentes perdida e com dificuldade em perder peso. Não te vamos deixar sozinha!